Hoje partilhamos o registo do que resultou da atividade Número do Dia de alunos de 4.º ano.
Muito obrigado aos alunos e professora pela partilha.
Pode ver outra publicação nossa sobre o número 1 aqui.
Hoje partilhamos o registo do que resultou da atividade Número do Dia de alunos de 4.º ano.
Muito obrigado aos alunos e professora pela partilha.
Pode ver outra publicação nossa sobre o número 1 aqui.
É muito enriquecedora a partilha do trabalho desenvolvido em aula
- Número do Dia de alunos no 2.º ano nos dias 16 e 30 de janeiro.
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   Aqui está o registo da
  rotina do Número do Dia 25 de janeiro dos alunos de um 4.º ano. Muito
  obrigado aos alunos e professora. A descoberta de
  regularidades é um meio para a observação e o estabelecimento de regras
  operatórias.   | 
  
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A Inês é uma bebé prematura e tem 32 dias.
Quantas semanas inteiras tem?
De quatro em quatro dias tem de ser pesada. Quantas pesagens já foram feitas?
Pretende-se com esta tarefa, relacionar a sua resolução com a identidade fundamental da divisão inteira. De acordo com esta identidade, 32 = 4 x 7 + 4. O resto da divisão inteira de 32 por 7 é 4; contudo não se pode fazer afirmação idêntica para o divisor 4, porque a parcela de valor 4 não é inferior a 4.
Com um agradecimento especial à professora que teve a amabilidade de partilhar connosco
o número do dia 16 de janeiro pela voz dos seus estudantes no 1.º ano de escolaridade.
Considere dois quaisquer números inteiros positivos consecutivos n e n+1. O que pode ser afirmado sobre:
Pretende-se com estas questões desenvolver a capacidade de identificar regularidades, promover o estabelecimento de conjeturas e efetuar generalizações utilizando variável.
Qual é o menor número que é o produto de 11 por um número de 2 algarismos?
É número ímpar e número primo.
Existe um infinidade de retângulos cuja área mede 11 unidades de área (u.a.) mas com dimensões (comprimento e largura) inteiras só existe um, de 1 por 11.
Também existe uma infinidade de retângulos cujo perímetro mede 11 unidades de comprimento (u.c.), mas não é possível construir um com medidas inteiras.
Assim como é possível construir uma infinidade de triângulos cujo perímetro é 11 u.c. No entanto, com medidas inteiras só conseguimos construir os que se veem na imagem. O palito é a u.c.
· é o 5.º número natural par (quinto porque 0, embora seja um número par, não o consideramos número natural)
· é o 5.º número ímpar
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   · é o 3.º
  número quadrado  | 
   
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   · é soma
  dos três primeiros números ímpares  | 
  
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   · é soma
  do 2.º com o 3.º número triangular  | 
   
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· tem um número ímpar de fatores/divisores:
D9 = {1, 3, 9}
não é número primo
9 é divisor de 18, porque é 0 o resto da divisão inteira de 18 por 9, ou, porque
Mostrar que os retângulos Amarelo, Encarnado, Verde e Branco são equivalentes.
Explicitar a unidade de área utilizada.
é o 4.º número natural par
é o 6.º número da sequência de Fibonacci 1, 1, 2, 3, 5, 8,... (é a medida de um raio na espiral de Fibonacci)
7 é um número ímpar
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   1+1+5 1+2+4 1+3+3 2+2+3  | 
  
   para obter
  um número ímpar, numa soma de três parcelas, ou são todas ímpares, ou só uma
  pode ser ímpar.  | 
 
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   ·       pode ser representado
  por 2 retângulos de área 6 e dimensões inteiras:  1 por 6 e 2 por 3 ·       tem dois pares de
  fatores/divisores 1×6 2×3 ·       a soma dos seus
  divisores próprios             é igual a si 1 + 2 + 3 =
  6             por isso é chamado número
  perfeito  | 
  
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   Dentro do intervalo dos dias do mês existe outro número perfeito.  | 
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   é um número primo, portanto é ímpar 
 tem uma única escada, 2+3  | 
 
5 é metade de 10 e
    
                          
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   No contexto de medidas com números inteiros, 5 pode
  ser o perímetro de um triângulo de lados 1, 2, 2.  | 
  
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4 é um número par
4 é o segundo quadrado perfeito
4 é
divisor de 4,   8,  12, 16, 20, 
                         24, 28, 32, 36, 40, 
                         44, 48, 52, 56, 60, 
                         64, 68, 72, 76, 80, 
                         84, 88, 92, 96
4
é divisor de 100 porque 100 ÷ 4 = 25
4
e 25 são divisores de 100 porque 100 = 4 × 25
4
e 25 são divisores de qualquer múltiplo de 100
124 não é múltiplo de 100, mas é
divisível por 4 
124 ÷ 4 = 100 ÷ 4 + 24 ÷ 4
124 ÷ 4 = 25 + 6 = 31
3 é um número ímpar:
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   Quando a unidade é a área: 
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É o primeiro número natural par (embora 0 seja número par, não o consideramos na sequência dos números naturais).
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   É um
  número primo – pois
  tem apenas um par de fatores/divisores distintos {1, 2}  – e o único que é par.  | 
   
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 É a raiz quadrada de 4. Como 2 não é quadrado perfeito a
  sua raiz quadrada é um número irracional.  | 
  
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É metade de 4
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O número 1 é o primeiro elemento de muitas sequências famosas:


2024 é o 1012º termo da sequência dos números pares.
é o 22º termo da sequência dos números tetraédricos:
Imagem do número tetraédrico de ordem 4